Manchas na pele como evitar?

Manchas na pele como evitar?

A Dra. Isabella Rezende, nos dá dicas de como cuidar das manchas nesse pós verão e pós gestação.

“Hoje vou falar sobre esse tema que incomoda muito algumas mulheres, principalmente após o verão! As manchas (melanoses solares) e o melasma!

As melanoses são aquelas manchas arredondadas, escuras que aparecem principalmente na face e braços ( áreas de exposição solar). Normalmente são lesões benignas porém incomodam muito por motivos estéticos!

Já no caso do Melasma, o que ocorre é uma produção exagerada de melanina pelos melanócitos! Esses estão hiperativos, sendo estimulados principalmente pela luz ultravioleta( solar) e até luz visível ( lâmpadas). Existem outros fatores relacionados, como por exemplo o uso de anticoncepcionais hormonais, gravidez e predisposição genética.

Pode parecer meio repetitivo, mas a principal forma de evitar e tratar esse problema é se proteger do sol! De que forma?

_Usando chapéus ou roupas com filtro UVA e UVB

_Evitar exposição direta ao sol

_Usar filtros com proteção UVA e UVB, FPS no mínimo 30 nas regiões expostas ao sol!

_Existem também os protetores solares em cápsulas! São substâncias antioxidantes que vão proteger a pele dos radicais livres produzidos pela radiação solar! Devem necessariamente ser associados ao protetor solar tópico! Esses produtos podem ser manipulados pelo seu Dermatologista (Picnogenol, Polipodium leucotomos, Betacaroteno, Luteína ) ou comprados em farmácias ( Teína 10 mg, Heliocare cápsulas, Helioral cápsulas).

Além das medidas de proteção solar o tratamento também é feito com cremes à base de clareadores, como por exemplo hidroquinona, alfa arbutim, nicotinamida, associadas a ácidos( retinóico, glicólico). Porém sempre devem ser prescritos por seu dermatologista após análise minuciosa da pele! O uso incorreto desses produtos pode piorar as manchas!!!

O tratamento com laser, luz pulsada ou Peelings deve ser feito com Dermatologista experiente e bem treinado e com muita cautela! Pois se feito de forma inadequada pode piorar o Melasma!

Se você está grávida ou amamentando não deve usar nenhum desses produtos!

Gestação e amamentação: Para o tratamento de melasma ou manchas na gestação e amamentação o Ácido azelaico é o único liberado! É usado em formulações com concentração de 15 ou 20 %. Além disso deve usar protetor solar físico( tipo bloqueador). Ex: ADCOS bloqueador solar ultra FPS 55, Locão mineral Avene FPS 50 e todos os protetores para crianças que também podem também ser usados em gestantes!

Apenas após o desmame a mamãe poderá procurar a sua dermatologista para iniciar um tratamento mais efetivo com cremes, comprimidos ou Laser!”

 

Dra Isabella Rezende Yared

CRM 132810

Dermatologista , Moema/SP

http://isabellarezende.com.br

 

(Visited 1.398 times, 1 visits today)
Thaís Vilarinho

Mãe de dois meninos lindos Matheus e Thomás, Fonoaudióloga Clínica. Pratico corrida e Muay Thai. Adoro escrever, viajar, escutar música, ver um bom filme, sair e estar com a família e os amigos. Sou curiosa, adoro conhecer e aprender coisas novas.

Share This Post

1 Comentário

  1. maria - 13 de fevereiro de 2016

    tomava Helioral meu filho ja passou do processo de desmame esta com oito meses come de tudo mais ainda mama posso voltar tomar Helioral?

Escreva um comentário