Hora de sair em família…

Hora de sair em família…

Temos que sair! Colocou o sapato no Thomás? Fechou as janelas? Matheus escovou os dentes? Vamos estamos atrasados! Descemos até a garagem e o marido fala… -Ai esqueci a carteira! Que correria!

Se identificaram com esse diálogo? Como é estressante sair de casa com tantas coisas que temos que deixar em ordem, e com tanta coisa que depende da gente não é mesmo? Dêem uma olhada nessa ilustração.

Perfeita não? Morreram de rir?

Bom, essa semana em decorrência dessa ilustração enviada por uma amiga e que eu ri demais, comecei a pensar no que nós mães podemos fazer para que o estresse na hora de sair de casa com a família,  seja o menor possível.

Bom vamos lá :

Para não ficarmos sobrecarregadas, o melhor que temos a fazer é dividir as tarefas. Eu sei que você pode estar pensando: “Mas eu prefiro fazer tudo porque meu marido não faz como eu faço” ou, “Meu marido não me ajuda em nada mesmo se eu pedir”. Bom se você pensa assim precisa refletir um pouco, pois o que acaba acontecendo é o seguinte: você se sobrecarrega, fica pensando que sempre faz tudo sozinha, e de uma forma ou de outra acaba descontando sua “sobrecarga” no marido (ou com briga, ou com mal humor) , e não dá oportunidade dele dividir tantas tarefas com você.

Mas devem estar se perguntando: Como fazer isso?

Façam uma lista mesmo que mentalmente do que precisa ser feito antes de sair.

Depois pense no que você não pode de forma alguma deixar de fazer, ou o que acha que não vai dar certo se o seu marido fizer. Por exemplo, no meu caso escolher a roupa dos meninos,ajudá-los a se vestir não dá para o meu marido fazer dependendo para onde vamos. Isso porque, por exemplo meu filho mais velho ODEIA calça jeans e meu marido acaba cedendo, aí  eu acabo tendo que fazer algo que ele já tentou fazer, (não faz sentido, pois  atrasa tudo, além do estresse) e não conseguiu. Então essa parte eu prefiro fazer. Entretanto, meu marido dá o café para as crianças, lava a louça, ou coloca na máquina a louça do café, e os entrete enquanto eu dou ordem na casa, arrumo as camas, me arrumo e separo as coisas na mochila dos meninos! Dessa maneira dividimos as tarefas e todo mundo sai feliz e satisfeito!

Lista de afazeres antes de sair em família:

Dar café para as crianças

– Arrumar a cozinha (louça lavar ou colocar na máquina)

– Arrumar a mochila com o que vai pecisar

– Dar banho/Trocar as crianças e escovar os dentes

– Tomar Banho/se trocar

– Arrumar as camas, entre outras.

Você também pode estar se questionando: “Mas meu marido não faz nenhuma dessas coisas!”

E eu te pergunto:

Por quê não conversar com ele e ver com o que ele pode colaborar ,ou até mesmo ensiná-lo alguma tarefa se for o caso?

Às vezes, ele só não faz em consequência de você achar que somente VOCÊ consegue fazer tudo. E com isso ele se acomoda, só se arruma e espera enquanto você se descabela.

LEMBRE-SE: Essa simples divisão de tarefas na hora de sair, pode ser o começo de uma grande mudança na relação de parceria de vocês! A parceria une demais o casal, e isso influência diretamente no bem estar da família.

 

(Visited 490 times, 1 visits today)
Thaís Vilarinho

Mãe de dois meninos lindos Matheus e Thomás, Fonoaudióloga Clínica. Pratico corrida e Muay Thai. Adoro escrever, viajar, escutar música, ver um bom filme, sair e estar com a família e os amigos. Sou curiosa, adoro conhecer e aprender coisas novas.

Share This Post

2 Comentários

  1. Erika - 20 de maio de 2014

    Qualquer semelhança é mera coincidência….kkkk
    A verdade é que não sabemos delegar. Delegar é uma característcia que precisamos desenvolver, principalmente dentro de casa. Afinal, não estamos falando de ninguém mais do que o PAI das crianças. Acredito que ninguém (além de nós, mãe é claro…kkk) queira mais o bem deles…Precisa só de um treininho e um empurrãozinho, sem stress, sem brigas.

Escreva um comentário