Pele e gestação – dicas úteis

Pele e gestação – dicas úteis

Hoje o post é especial, a Dra Isabella Rezende, dermatologista e gravidíssima (nesse momento deve estar indo para maternidade), escreveu um post sobre as dúvidas, que mais chegam no seu consultório  sobre pele e gestação,  e compartilhou conosco.

Muito obrigada Dra Isabella.

Espero que aproveitem!

Bjs

122

1. Quais as principais alterações na pele da gestante?

Durante a gestação a pele fica mais propensa a pigmentação, isso ocorre pela elevação hormonal já conhecida da gravidez. Por isso é fundamental desde o início evitar exposição solar em excesso e usar bloqueador. Pode ser observado também o aparecimento de pintas pelo corpo ou escurecimento de regiões de dobras ( virilhas e axilas). Porém as mamães devem ficar tranquilas, essas alterações relacionadas à hiperpigmentação normalmente são passageiras, regredindo com o fim do período de amamentação.

2. Quais produtos posso usar durante a gestação?

Sempre procurar seu dermatologista, pois algumas substâncias não podem ser usadas. Prefira os cremes com vitaminas e substâncias hidratantes. Evite produtos que contenham Uréia ( hidratantes corporais), Ácidos ( Retinóico, Glicólico). Lembre se que tudo o que você usa na pele será absorvido e pode chegar até o bebê!

3. Quando devo começar a usar cremes para estrias?

O ideal é começar assim que descobrir a gravidez! Os cremes do terceiro trimestre são um pouco mais fortes e devem ser usados várias vezes ao dia, visto que essa é a época de maior crescimento abdominal, com maior estiramento da pele. Procure seu dermatologista, pois um bom creme faz toda a diferença!

4. Que cuidados devo tomar com o bico dos seios?

Essa é uma região que se torna muito sensível, propícia a rachaduras e ferimentos. Por isso o ideal é que a partir do terceiro trimestre seja feito esfoliaçao com bucha vegetal ou cremes esfoliantes. Além disso está indicado tomar sol diariamente( cerca de 5 minutinhos ao dia). Podem seu usados também cremes à base de lanolina, que não interferem na amamentação.

 5. Quais tratamentos estéticos a gestante pode fazer?

Durante a gestação apenas massagem do tipo drenagem linfática, limpeza de pele e Peelings mecânicos ( cristal ou diamante). Procedimentos como Laser, Toxina Botulínica e Peelings químicos devem ser evitados! _Para evitar aparecimento de celulite, o que posso fazer? Indico alimentação com pouco sódio; uso de meias elásticas de média compressão ( aquelas que vão até o joelho), a partir do segundo trimestre. Além disso recomendo acompanhamento com nutricionista. Nesse período é muito importante ter uma alimentação saudável a fim de se fornecerem os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê e evitar o ganho de peso excessivo pelas mamães.

6. E após o nascimento do bebê? O que devo fazer pra recuperar o corpo de antes da gestação?

Após o nascimento do bebê a mamãe pode iniciar os tratamentos estéticos para tratar a flacidez e celulite! Um dos mais indicados é a radiofrequência Freeze MP2. Esse tratamento pode ser feito após 30 dias do parto! Ajuda a recuperar a elasticidade normal da pele, tratando a flacidez, drenando líquidos e modelando o corpo. Podem ser associado ainda tratamentos a Laser para estrias ( o quanto antes você buscar ajuda, melhor). Existe também a Criolipólise, aparelho para gordurinhas localizadas. Associado a isso, muita atividade física e alimentação saudável!

Tentei responder a algumas das dúvidas mais freqüentes aqui do consultório, mas ao saber que está grávida, é muito importante que procure seu dermatologista! A pele da grávida merece cuidados e atenção especial! Cuide se e tenha uma gravidez repleta de saúde e beleza!!!

Dra Isabella Rezende Yared, CRM 132810

Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Site: www.isabellarezende.com.br

Contato: 11 50963917/ 50514184

(Visited 738 times, 1 visits today)
Thaís Vilarinho

Mãe de dois meninos lindos Matheus e Thomás, Fonoaudióloga Clínica. Pratico corrida e Muay Thai. Adoro escrever, viajar, escutar música, ver um bom filme, sair e estar com a família e os amigos. Sou curiosa, adoro conhecer e aprender coisas novas.

Share This Post

2 Comentários

  1. Daniela Borro - 16 de abril de 2015

    Adoro o blog, lindo, moderno e cheio de dicas práticas para mulher moderna! curti muito a matéria em especial por estar vivendo esse momento tão mágico e maluco ao mesmo tempo!
    :-)

Escreva um comentário