Como lidar com a questão da nudez com os filhos

Como lidar com a questão da nudez com os filhos

Alô meu povo tupiniquim amado!

Tudo bem? Mesmo? Será que não estamos esquecendo nossas raízes?

“Meu filho não me vê pelada.” “Tomo cuidado para não me trocar na frente do meu filho.” Essas frases fazem sentido para você?

Qual a consequência que o pudor com o corpo pode causar na cabeça de uma criança?

Crianças com problema em relação ao seu próprio corpo, óbvio.

Viemos ao mundo sem roupa e isso já diz tudo. A sociedade criou esse pudor. E cabe a nós, pais, darmos naturalidade ao que temos de mais natural: o corpo.

Por favor não estou dizendo aqui que, a partir de hoje, devemos andar todos pelados pela casa ao som do Bob Marley “One Love”, não é isso.

Mas vamos ser razoáveis vai? É completamente natural o filho(a) ver os pais sem roupa. É muito importante mostrarmos para os nossos filhos, desde que eles são bebês, a naturalidade do corpo nu.

Repito, não é andar pelada (o) pela casa, não é isso! Mas de vez em quando, entrar no chuveiro juntos, conversar a respeito e responder dúvidas na medida do possível, vai fazer com que as crianças se relacionem de forma natural e saudável com o próprio corpo.

“Meu filho já tem 9 anos e não pode mais entrar no chuveiro comigo.”

Como assim não pode? Você se sente mal? Se sim, não adianta forçar a barra, deve ser pela maneira com que você foi criada, mas vale a pena pensar no assunto para seu filho (a), quando crescer, não se constranger como você.

Porém, se nem você nem ele(a) se sentem sente mal, nada impede de você ou o pai entrarem no chuveiro com ele (a). Claro que um menino (a) de 9 já se lava sozinho (a) mas, mesmo assim, vocês podem, às vezes, entrar juntos.

Você vai perceber, que um belo dia, partirá dele (a) não querer mais tomar banho com você. Vem da forma mais natural possível.

Aos poucos, ele (a)  não vai querer ver os pais sem roupa e nem vai querer que vocês vejam ele(a) sem roupa.

Deixe o instinto falar, o natural acontecer e afaste os pudores. Tudo acontece no tempo certo, nós que atropelamos tudo com tantas regras e “não podes”.

Um Salve para você que lembra que nasceu nua!

Um salve para você que trata o corpo nu com toda a naturalidade que lhe cabe.

Texto: @maeforadacaixa

(Visited 916 times, 2 visits today)
Thaís Vilarinho

Mãe de dois meninos lindos Matheus e Thomás, Fonoaudióloga Clínica. Pratico corrida e Muay Thai. Adoro escrever, viajar, escutar música, ver um bom filme, sair e estar com a família e os amigos. Sou curiosa, adoro conhecer e aprender coisas novas.

Share This Post

Escreva um comentário